terça-feira, 31 de maio de 2011

Hospital de Base de São José do Rio Preto é eleito o melhor hospital, no quesito maternidade, no Estado


O melhor hospital para “dar a luz” no Estado de São Paulo fica em São José do Rio Preto, 450 quilômetros da capital. O HB foi o primeiro colocado na Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde, conhecida coma “Provão do SUS”, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado.
Os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone.
“Aqui você encontra uma maternidade humanizada, com uma excelente retaguarda hospitalar, que oferece uma UTI adulto especializada, UTI neonatal referência em todo o país, e também uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para receber mãe e filho”, diz Dr. Horácio José Ramalho.
A maternidade do HB realiza parto desde sua fundação, há mais de 40 anos, atualmente são cerca de 250 partos por mês, entre Sus, Convênio e Particular. Ao todo, são mais de 100 funcionários envolvidos neste setor que funciona 24 horas por dia, divididos em 3 turnos: manhã, tarde e noite.
Atende todos os tipos de partos, mas é referência para gestação de alta complexidade.
“Um hospital bem equipado e com profissionais especializados como o nosso é muito importante para a mãe e para o bebê e mais importante ainda são medidas básicas implantadas como o alojamento conjunto, a família presente e uma equipe multidisciplinar’, diz Dra. Eloísa Galão, coordenadora do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HB.
O “provão” do SUS tem como objetivo monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Na pesquisa foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto

Pontos positivos e diferenciais no HB:


ALOJAMENTO CONJUNTO E FAMÍLIA PRESENTE
No HB o bebê permanece todo o tempo possível no mesmo quarto com a mãe e sob seus cuidados. Além disso, é permitido acompanhante e visitas, tudo para proporcionar um ambiente familiar para o bebê desde o nascimento. O pai ou um familiar escolhido pode acompanhar o parto no centro obstétrico.

ANALGESIA DO PARTO NORMAL
Os obstetras procuram fazer partos naturais sem intervenções, mas nem sempre isso é possível. Este é um recurso que evita o sofrimento fetal.
A analgesia do parto normal, chamada de duplo bloqueio, é um avanço da medicina. Trata-se da associação da anestesia peridural com a ráqui, o que é suficiente para dar alívio à dor sem tirar a mulher do comando do trabalho de parto. As mulheres que sentem dor de maneira intensa podem se beneficiar da analgesia. A dor faz o colo do útero ficar tenso. Nesse caso a analgesia dá alívio á paciente e incentivo para que ela prossiga com o trabalho de parto.

ANESTESISTA 24 HORASNo HB temos anestesistas presentes 24 horas por dia.

ESTÍMULO AO PARTO NATURALNo HB é estimulado o parto natural, pois o bebê escolhe o dia que quer nascer, evitando assim um agendamento com muita antecedência, diminuindo o risco de a criança nascer prematura. Além disso, a recuperação da mãe é bem mais rápida.

DIVERSOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOSAlém dos profissionais que são obrigatórios em um parto, o HB também possui psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas à disposição da mãe e do bebê.

UTI NEONATALO HB possui uma das melhores UTI Neonatal do Brasil, com profissionais altamente qualificados e especializados na área, equipamentos modernos e projetos como o “Mãe Canguru” que permite o contato da mãe com o bebê, permitindo que ele se familiarize com a mãe, mesmo internado em uma incubadora até ganhar peso e se desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário