domingo, 1 de agosto de 2010

O marketing e os desafios da atualidades


Há algum tempo atrás o cenário no mercado de consumo era bem diferente do atual, as pessoas eram “obrigadas” a comprarem mercadorias que estivem à sua disposição sem poder escolher. Sabe por quê?
Porque naquela época as empresas formavam “quartéis” e não se preocupavam nenhum pouco com a opinião de seus clientes, focavam na qualidade do produto, lançavam no mercado e o cliente era obrigado a comprar, pois não havia concorrência, sem contar que a procura era muito maior do que a oferta.
Porém empresas estrangeiras, acostumadas a operar em mercados muito competitivos, começaram a chegar no país e oferecer produtos de qualidade também, porém com um diferencial, eles ouviam a opinião do cliente e procuravam satisfazer suas necessidades, tratavam tais clientes como o bem mais importante do negócio.
Na época este desafio de mudança foi forçado por questão de sobrevivência no mercado, com empresas vendendo produtos de qualidade e prontos para ouvirem o cliente, ainda tinham um desafio: vender seus produtos sem precisarem se preocupar tanto com o preço, ou seja, o cliente deveria ser aquele produto por ser daquela marca e não pelo preço, como por exemplo quando compramos uma camiseta da Nike, ou uma caneta Mont Blanc, pagamos muito mais caro que os mesmos produtos concorrentes, mas sabemos que esta marca está registrada na memória e no gosto da sociedade e que vale a pena pagar um pouco mais caro.
Ai percebemos o valor do Marketing. Como posso comprar um caneta que é igual a outra por um preço 10 vezes mais caro ?
Esta marca já tem um conceito em sua mente e na de muitos outros, é um trabalho de marketing bem executado.
Empresas que estão mais focadas em seus produtos do que em seus clientes e no cenário atual, tende a desaparecer com o tempo.
Segue abaixo algumas perguntas que devemos nos fazer como responsáveis por uma empresa. Reflitam:
• Por que este cliente comprar da minha empresa e não do meu concorrente?
• O que o leva a entrar na minha loja e buscar determinados serviços?
• Quais são os principais fatores que o faz comprar de minha empresa?

Um comentário:

  1. e quem não se atualizar vai ficar para trás... cuidado gente... depois não reclamem do desemprego. se não tiver foco, não tem nada

    ResponderExcluir