domingo, 1 de agosto de 2010

O ambiente de Marketing


Para conquistar mercado é necessário que se conheça bem o ambiente para não cair em suas armadilhas, é preciso pesquisar e dominar o cenário atual, pois este é o grande diferencial para manter-se vivo ou morto em um panorama de constantes transformações e mudanças.
Tudo começou com a revolução industrial, que permitiu a produção em massa destes produtos, e todos já sabemos quando a oferta é maior do que a procura, tende a cair os preços, muitas vezes drasticamente, causando sérios prejuízos.
Outra revolução foi o avanço da internet, que hoje é um vasto campo para exploração da equipe de marketing. A comunicação se tornou mais rápida, mais barata, além de proporcionar a globalização, ou seja, estamos todos interligados e conectados uns aos outros diariamente, diria até 24 horas.
Hoje os clientes têm a sua disposição diversos tipos de produtos em diversos tipos de lojas, sejam elas fixas ou virtuais, alguns clientes são fiéis outros mudam constantemente atrás do melhor preço, da melhor embalagem, da novidade, procurando satisfazer sua necessidade ou desejo.
Lembrando que tal rapidez a qual já citamos anteriormente, faz com que os produtos que hoje são considerados novos tornem-se obsoletos logo no amanhecer de amanhã.
Mas o que é importante nisto tudo?
Muitas empresas ainda não entenderam a importância de fidelizar um cliente, o valor que cada cliente satisfeito pode proporcionar à empresa, e este é um desafio da atualidade.
Podemos resumir isto como Marketing, captar novos clientes, mas também saber fidelizar os atuais, conhecer o campo de trabalho e explorar novas oportunidades e novas lacunas, agregar valores e absorver a necessidade e desejo de seus clientes.

Um comentário:

  1. Sem dúvidas a internet foi o grande avanço e a grande aliada do Marketing

    ResponderExcluir