quarta-feira, 17 de junho de 2009

Jornalismo em favor da sociedade e da verdade


Artigo de reflexão do amigo jornalista Sérgio Chicato


Os Ministros do STF deveriam aprender com Napoleão I: "quatro jornais inimigos podem causar estragos maiores que cem mil soldados". Agora imaginem se estes jornais são conduzidos por homens que querem apenas vender jornal. O jornalista é o "médico da sociedade". É ele quem descobre os cânceres, e os tornam públicos, para que a Justiça, esta a que os senhores pertencem, possa agir em nome da ordem e da lisura social. Não creio que os Ministros chamem veterinários para cuidar de seus filhos, mulheres e maridos. Não estamos, senhores Ministros, questionando a liberdade de pensamento. Fernandinho Beira Mar tem liberdade para manifestar os pensamentos dele e eu duvido que os senhores Ministros o contratariam para assessorar o Tribunal junto à imprensa. Durante 22 anos joguei futebol. Fui um bom goleiro, mas isto não me dá o direito de ser técnico de um time de futebol. Preciso de um diploma de Licenciatura em educação física. O jornalista, senhores Ministros, com aquilo que escreve, fala e mostra constrói e destrói realidades. Oxalá os senhores não sejam vítimas de homens com toda a liberdade de pensamento, mas sem qualificação, tampouco escrúpulos. Por favor, não me levem a mal. Sou jornalista por formação SC/02570-JP e estou manifestando minha liberdade de expressão em favor da sociedade e da verdade que jurei defender no dia de minha formatura.


Sérgio Chicato

Jornalista por formação/Taió - SC

Um comentário: