quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tempo frio diminui doações de sangue


Uma doação de sangue pode salvar vidas. Esta é a frase que ouvimos diariamente, porém é a frase que preocupada na estação mais fria do ano. Com a queda das temperaturas, o número de doações também cai; muitas vezes chegando a zerar estoques.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, que começou uma campanha para reforçar os estoques dos bancos de sangue, a queda chega a 30% durante esta época do ano.
A maior necessidade é por tipos sanguíneos A- e O-, que são os mesmos que têm poucas doações durante todo ano. Principalmente o tipo O- , que é doador universal, pois não possui antígenos que possam reagir com os anticorpos do plasma do receptor.
“Com a chegada do frio, as gripes e infecções respiratórias aumentam, como também, as pessoas saem menos de casa. Essas ações contribuem bastante para queda nas doações de sangue, reduzindo perigosamente os estoques, podendo até zerar”, afirma a assistente social do Hospital de Base de Rio Preto, Andresa Lima.
Este fenômeno se repete todos os anos nesta época, em quase todos os municípios que fazem parte das regiões sul e sudeste do Brasil.

Requisitos para doar sangue:
Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos; Seu peso deve ser superior a 50 kg; Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade; Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas; Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses; Se você não sofre de Epilepsia; Se você não tem ou teve Sífilis; Se você não é diabético; Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano); Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos; Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação; Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço; Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação; Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como: * Não usar preservativos em relações sexuais* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses* usar drogas injetáveis

2 comentários:

  1. Gostei dessa matéria, Luis.
    Acho muito interessante essa idéia de doar sangue, vou ser sincero eu nunca doei, sei lá eu tenho meio que pavor de agulhas... Mas já fiz campanha para a doação!!! Um dia vou criar coragem e vou doar um pouco do meu sangue, pois sei que algum dia eu posso precisar..!!

    ResponderExcluir
  2. Triste realidade de nosso país... se todos tivessem consciência de como faz um papel importante, quando se doa sangue!

    ResponderExcluir